Como silenciar a mente?

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meditationn[1]Hoje em dia temos rotinas tão agitadas, com tantas preocupações em nossas mentes que as vezes é difícil conseguir silenciar a nossa mente nem que seja por alguns pequenos minutos. E toda essa agitação mental as vezes nos impede de conhecermos a nós mesmo,  e de conseguir contemplar coisas simples como um perfume novo, o cheiro da chuva, admirar uma vista, ouvir os pássaros que nos rodeiam ou até mesmo ler um livro e admirar a companhia de alguém.
Um dos pontos mais preocupantes da agitação mental é que a longo prazo ela pode desencadear um processo de pensamentos negativos. Quando você não consegue se desligar dos seus problemas e das suas questões isso gera uma ansiedade que te impede de viver o momento presente onde você tende a somente ver os problemas e não as soluções, porque uma mente agitada gera uma mente cansada e uma mente cansada pode funcionar por um tempo mas dificilmente consegue manter o ritmo e  encontrar soluções.

Uma mente que não se desliga gera pessoas ansiosas e estressadas.

 

Mas o que seria silenciar a mente?

Silenciar a mente é conseguir ficar sem pensar nada, deixar a mente livre e leve. E ao fazer isso conseguimos diminuir a carga de estresse que trazemos ao longo dos nossos dias. Silenciar a mente, nada mais é do que ficar com você e somente com você, sem as influências externas do trabalho, do relacionamento, do estudo, da família e de todos os problemas que agitam a sua mente.

 

Como fazer isso?

Uma das maneiras mais conhecidas para conseguir silenciar a mente é através da meditação e o primeiro passo para meditar é querer meditar e se dispor a se concentrar.  Se concentrar no momento presente.

Quando estiver fazendo algo coloque toda sua atenção naquilo.

  • Relaxe seu corpo e fique em posição confortável: pode ser sentado no chão, no sofá ou até mesmo deitado.
  • Respire profundamente, sem pressa, e aproveite esse momento de meditação para você e somente para você.
  • Sinta seu corpo:
    – Perceba as sensações que ele tem, se ele sente frio, calor, se tem alguma parte nele que doí.
    Sinta o ambiente ao seu redor
  • – Se tem algum perfume, algum som
  • Se vier alguns pensamento deixe que venham e passem, não lute contra eles. Tente entender o que faz parte de você  e que faz parte do exterior.
  • Observe que tipo de emoções esses pensamentos trazem a você.
  • Então sinta o seu coração
    – Como estão os seus batimentos? você sente alguma dor? Sente alguma magoa? Algum sentimento forte? Dê atenção para ele alguns momentos e deixe que se vá. Faça essa prática diariamente, só leva alguns minutos, preferencialmente no final do dia, antes de dormir para conseguir um sono tranquilo e descarregar todas as energias negativas do seu dia.
  • Observação: caso queira, você pode utilizar de óleos essenciais no ambiente para ajudá-lo na meditação.
  • O óleo essencial de lavanda é excelente para acalmar e auxiliar a silenciar mente.
  • Você pode colocá-lo em um difusor de ambiente com algumas gotas com água ou utilizá-lo em seu difusor pessoal.
Texto de Ana Beatriz Giuliani Cavalari

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