A importância da Integridade Interior

postado em: Atendimentos, Blog, Destaque, Espíritual, Mente, Terapias | Comments

Integridade InteriorHoje vou falar sobre a Integridade Interior, um tema que é super importante para a atualidade e para o desenvolvimento pessoal. Esse texto ficou um pouco grande mas vale a pena pelo seu conteúdo e pelos benefícios que ele trará caso consiga colocá-lo em prática gradualmente no seu dia-a-dia. O mais importante é que pesquise e busque a verdade dentro de si, procure sempre se questionar e criar sua própria opinião sobre tudo a sua volta, moldando assim a sua realidade. 

Esse texto pode ser um pouco polêmico em alguns pontos e poderá até incomodar um pouco internamente quem ler, mas se isso disparar um ciclo de perguntas internas para que questione seus hábitos, pensamentos e comportamentos, então o trabalho desse texto estará indo na direção certa. Quis escrever sobre o tema pela ajuda e importância que terá no processo de Ascensão de cada um. Ao longo desse texto verão os motivos pelo qual afirmo isso.

Integridade Interior

Trabalhar a Integridade Interior é uma maneira de sermos nós mesmos em todos os momentos e em todos os setores da vida, e como consequência conseguimos nos desconectar gradualmente do mental coletivo, por trazer consciência sobre quais pensamentos, sentimentos e hábitos são realmente nossos. E isso nos trás uma proteção em diversos níveis de uma forma simples e ao mesmo tempo poderosa, pois saberemos quando estamos nos anulando, sendo influenciados por algo externo ou até mesmo manipulados por um obsessor encarnado ou desencarnado. Por isso, esse tema não deve ter sua importância subestimada. 

O que é Integridade?

Antes de falar sobre a importância, vamos entender um pouco mais sobre a palavra Integridade.

Segundo o dicionário Integridade é:

  1. estado ou característica daquilo que está inteiro, que não sofreu qualquer diminuição; plenitude, inteireza.”a i. do território nacional”.
     
  2. característica ou estado daquilo que se apresenta ileso, intato, que não foi atingido ou agredido. “a i. física”.
     

A palavra Integridade vem do latim integritate, que significa a qualidade de alguém cuja conduta é reta, com honra, ética,  educada e cuja as ações passa uma imagem de pureza. Uma pessoa íntegra não se vende por situações momentâneas, que possa prejudicar alguém ou a si mesmo. A moral de uma pessoa integra não tem preço e é indiscutível.

Dentro da Espiritualidade, a Integridade Interior de uma pessoa é proporcional ao quanto ela é verdadeira com ela mesma, em todos os setores da vida e em todos os sentidos. Ou seja, o quanto suas ações condizem com o que ela acredita ser correto e justo, e o quanto seus hábitos e palavras expressam a sua Verdade Interior, suas crenças e seu Eu Verdadeiro, ou seja, quem ela realmente é.

Quanto mais for trabalhado a Integridade Interior mais estaremos nos conectando com o nosso Eu, começando assim a integrar pouco a pouco a nossa Essência em tudo aquilo que fazemos. Isso é importante e fundamental para o caminho da Ascensão pois estaremos nos reconectando com as nossas qualidades, potenciais e com o nosso Eu Superior.

Além desses benefícios, conhecendo e agindo de acordo com a nossa Integridade Interior é uma forma eficaz de nos proteger em diversos níveis, por nos deixar menos vulneráveis a influências externas, fechando as portas pelas quais recebemos diversos ataques psíquicos e espirituais, nos protegendo de obsessores e vampiros energéticos encarnados ou desencarnados. Isso acontece pois, quando uma pessoa consciente de si recebe uma tentativa de manipulação, algo interno mostra que tem alguma coisa errada, que algo não está fazendo sentido ou está desconfortável ao fazer, pensar ou sentir, indicando que isso não veio dela mesma, ficando fácil mudar e se desviar desses ataques.

Outro ponto que faz desse trabalho algo importante é que, ao estarmos conectados com nós mesmo, passamos a ter consciência de quem nós realmente somos, de quais pensamentos, comportamentos e sentimentos são de fato nossos. E passamos a separar e fazer uma limpeza interna, tirando de dentro gradualmente todos aqueles hábitos, condicionamentos, comportamentos, ideias, conceitos que não são nossos, que não condizem com a nossa verdade e a nossa Essência, e consequentemente, tiramos tudo aquilo que foi implantado por um sistema de controle que apenas tem interesse em manter o domínio da massa, saindo gradualmente do mental coletivo. E isso nós dá algo que não tem preço, chamado liberdade para nossas escolhas e ações.

Por isso aquela famosa frase é muito real:

“A verdade vos libertará”

Essa frase pode ser encontrada de diversas formas em diversas fontes diferentes e o significado dela é muito mais profundo do que apenas “dizer a verdade” ou o “não conte mentiras” no seu dia a dia. Reflita sobre essa frase de uma maneira mais profunda, meditando e pensando sobre o que é de fato essa “verdade”.

É importante citar aqui que a verdade é relativa e cada um tem a sua. O ponto de vista de cada um é algo único e não há nada que podemos fazer em relação a isso. Discutir verdades e opiniões é uma perda de tempo e de energia. O que é preciso é aprender aceitar. Aceitar que a sua verdade é apenas sua. Tudo o que você pensa, sente ou acredita sobre um determinado assunto é apenas seu, confiando que está correto e é verdadeiro, mas apenas para você. Assim como o que o outro pensa, sente ou acredita é correto e verdadeiro para ele. Devemos aprender a “concordar em discordar”, ou seja, dar a sua opinião respeitando a opinião do outro, aceitando que possuem opiniões diferentes e isso não é errado, muito pelo contrário, é com as adversidades que aprendemos e tornamos esse mundo rico em experiências e oportunidades. Aceitar isso é reconhecer que cada Ser é especial e Único.

E aprofundando mais em relação ao tema, a Verdade é a nossa Essência, o seu Eu Verdadeiro, e é através dela que encontramos a Integridade Interior. Por isso, devemos ser verdadeiros em tudo, e isso não significa apenas não contar mentiras, mas sim expressar a verdade interior e a nossa essência em tudo o aquilo que fazemos. Para isso devemos ser verdadeiros e corretos não só com os outros mas também consigo mesmo, agindo, pensando e se expressando de acordo com as coisas que acreditamos ser correto e ético, fazendo apenas as coisas que nos fazem bem, pois a nossa essência jamais irá fazer algo para nos prejudicar, seja física, mental ou emocionalmente.

Para trabalhar isso no dia-a-dia, procure sempre se questionar, por exemplo:

  • Isso que estou pensando, sentindo ou fazendo tem algum sentido para mim?
  • Porquê estou fazendo isso?
  • O quê esse pensamento, sentimento ou atitude está querendo me ensinar?
  • Aprenderei alguma coisa com isso?
  • O que fiz por mim hoje?
  • Essa atitude é saudável para mim?
  • É isso que realmente quero?
  • Eu realmente preciso disso?
  • Ao comer alguma coisa:
    • É isso que meu corpo precisa ou realmente quer?
    • Isso irá ajudar ou prejudicar a saúde do meu corpo?
  • Amizades e social:
    • Essa pessoa está querendo o meu bem?
    • Estou fazendo isso pela pessoa ou por mim?
    • Essa pessoa está sendo verdadeira comigo?
    • Estou sendo verdadeira com essa pessoa?
    • Estou nesse local porquê eu quero ou por obrigação social?
    • Com quem eu realmente gostaria de estar agora?
    • Onde eu realmente gostaria de estar agora?
    • O que vou fazer ou falar é verdadeiro, positivo ou necessário?

Esses são apenas exemplos de perguntas que ajudam desarmar as armadilhas internas ou externas que enfrentamos em nossas vidas dia após dia.  A única maneira de rompermos esse padrão e nos libertarmos é cuidando de nós mesmos, criando nossas próprias perguntas, mantendo nossa Integridade Interior. Para isso não podemos fazer nada que possa nos prejudicar direta ou indiretamente em qualquer área de nossas vidas. A sociedade está adormecida e presa a diversos hábitos e pensamentos impostos pelo sistema ou pela própria sociedade que não permitem que uma pessoa se desenvolva ou Ascensione. Precisamos estar sempre atentos aos sinais e a essas armadilhas que encontramos cada dia, seja no circulo de amigos, na família, na escola, no trabalho ou até mesmo na própria casa. É preciso adquirir hábitos saudáveis, cuidados com a alimentação, saúde e bem-estar, deixando nossa essência brilhar onde estiver através dos pensamentos e ações.

Ou nos esforçamos para agirmos de acordo com nossa Integridade Interior, procurando nos manter verdadeiros, melhores e mais saudáveis a cada dia, ou seremos apenas mais uma ovelha presa e adormecida em um sistema de uma sociedade cheia de armadilhas.

Para encerrar, tem uma frase do Osho que transmite bem esses ensinamentos:

“Sempre que houver alternativas, tenha cuidado. Não opte pelo conveniente, pelo confortável, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso.
Opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências.” Osho

Rogério Sanches Buso

Terapeuta Holístico e Vibracional

CRT 45758

www.equilibriointegral.com.br